Samsung Galaxy S8 - Uma Peça de Arte!
- Nerdinteligente
- 26 de abr. de 2017
- 6 min de leitura

A prova de água, poeira, fogo, roubo, mulher feia... Exagerei!
Todo ano começa com as mesmas batalhas, as mesmas expectativas e os mesmos intervenientes: Apple vs Samsung e os outros (LG, Sony, Huawei e etc...).
A Samsung como sempre se adianta procurando satisfazer os insaciáveis consumidores, e nos presenteou em 21 de Abril com o novo Samsung Galaxy S8, a jóia das jóias do gigante asiático.
O Telemóvel é fantabulástico, vistoso, apelativo, arrebatador como nenhum no mercado no momento. Mas é caro pra xuxu, quase deixa na dúvida entre comprar uma casa e o telemóvel. O que é meio estranho visto que os telemóveis de gama média, como a série A da Samsung tem funcionalidades suficientes para não nos considerarem um Homem das Cavernas no capítulo tecnologia.
O ecrã é brilhante, enorme, limpo (como aquela colega linda), a qualidade do ecrã permite ver filmes como se fosse um sonho: adeus idas ao cinema, embora o ecrã seja mais largo que o do iPhone 7 Plus, a estrutura é leve como a do iPhone 7. Mas, se quiser a versão maior, com bateria melhorada sempre pode escolher o S8 Plus.
É um telemóvel que realmente impressiona na mão e ótimo para o uso diário.
Agora falando do que interessa, a maior parte dos telemóveis decentes que desejam ser dignos de levar tal nome, têm o desbloqueio por digital, evitando que tenhamos de usar o Pin ziliões de vezes durante o dia. O S8 permite o desbloqueio além do digital, com a íris e com reconhecimento facial, o que o coloca na lista dos telemóveis mais seguros no mercado, tipo o Volvo dos telemóveis.
No entanto, não sei quem e porquê decidiu mover o desbloqueio pela digital para parte traseira do ecrã, o que dificulta sobremaneira o desbloqueio pra quem tem mãos pequenas ou pra quem queira fazê-lo com apenas uma das mãos. Não é uma posição natural, tendo de colocar o telemóvel enorme na palma da mão para o fazer, e com o agravante de o sensor ter um formato alongado torna mais difícil acessar o sensor no topo, incorrendo no risco de parti-lo sem querer na tentativa de desbloqueio.
O scan da íris é lindo, saído de um filme de Hollywood, como se fosse de um mundo futurista, algumas vezes viramos o telemóvel olhamos pra ele e voilá... Apontou para os olhos, identificou, desbloqueiou.
Outras vezes em andamento, luz baixa, luz forte não funciona, e mesmo com luminosidade perfeita: gato! Mas foi só reiniciar que estava nos carris, mas não é perfeito. Outras vezes temos de abrir os olhos como se quiséssemos que saíssem das orbitas, e mesmo assim nada, depois de alguns dias os olhos acabam doendo e cansados. Com o tempo descobrimos a fórmula e ficou mais simples e prazeroso.
O desbloqueio com reconhecimento facial: Valha-me Deus! Vou te contar hein! Não recomendo pra quem tem problemas de tensão, cardíacos, hemorróidas, virgens, mulheres grávidas... Mesmo não sendo algo novo, é frustrante, e o pior é que vem como padrão.
Quem tem cabeça grande pode já ir esquecendo, além de não podermos ver ou saber se nos estamos posicionando correctamente, o telemóvel falha o reconhecimento demasiadas vezes! Com pouca, muita, sem luz... Nada, se conseguir 3 vezes seguida, entre para o universo Marvel: é um Super-héroi.
O que os usuários agora esperam dos telefones principais - e o que a Samsung tinha feito perfeitamente antes - é uma simples ação de memória muscular que abria seu telefone. Nenhuma pressão extra, não tem de interagir com o telefone para abri-lo.
A solução que acabamos pra quem quer deixar o telemóvel desbloqueado é usar o Smart Lock, onde você pode configurar lugares confiáveis ou dispositivos conectados para confirmar sua identidade.
Isto significa que se você deixar seu telefone num dos lugares confiáveis como no trabalho ou em casa alguém pode saltar nele embora, assim que você está basicamente impedindo um ladrão de ser capaz de acessar dados se você perder o Galaxy S8 no táxi, trem.

Começo Lento do BIXBY
O outro grande recurso que é lançado com o Samsung Galaxy S8 é Bixby, a marca do assistente de voz rival de Siri da Apple e da Alexa do Amazon.
A Samsung já tentou no Galaxy S4 e S4, sem sucesso retornando agora "antes tarde do que nunca", para competir na arena das Assistentes Digitais.
O objetivo aqui é fazer da Bixby uma acompanhante indispensável para sua vida diária, lembrando-o de coisas quando você precisar delas, deixando você saber o que você está olhando, e ser um centro único para todas as informações que você precisa .
Na verdade, a Samsung está tão confiante que Bixby vai ser brilhante que é estalou um botão dedicado exclusivamente a esta função do lado do telefone.
Na realidade não tem nada de especial, visto não ter reconhecimento por voz, algo que ganhará mais tarde na Córeia e nos Estados Unidos, nós (resto do mundo): mistério dos Deuses.
Significa que pra nós: não vale de nada.
Bixby Vision, um pequeno ícone que estará no canto da câmera, será capaz de analisar o que está sendo mostrado através do visor da câmera (tanto ao vivo e de uma foto tirada) e deixá-lo saber se você pode comprá-lo, reconhecer a imagem e dará informações sobre um lugar que você está verificando.
Mas, não descartemos a Bixby ainda, ela está apenas começando e no futuro poderá ser algo a ter em conta.
Imagine não ser capaz de definir um local para comprar frutas, mas ser avisado pela Bixby que existe em algum lugar onde comprar. Ou tirar uma foto de algo e encontrá-lo muito mais barato online imediatamente, ou ser capaz de pedir ao seu telefone para fazer coisas contextualmente (por exemplo: "Bixby, você pode ligar o ar-condicionado quando estou a vinte minutos de casa? Bixby, carregue as fotos da minha jornada de hoje e bota no Facebook com a legenda '#blessed #squadgoals # ImsorryforwhoI'vebecome).
Esse é o mundo que a Samsung promete, e se você comprar o S8 você estará comprando a promessa. No entanto, agora, isso é tudo o que é ... e não há nenhuma maneira que podemos recomendar um telefone com base em uma promessa.
Beleza
Se você está vindo para o S8 do Galaxy S5 ou S6, ou mudando do iPhone 6, então você vai ficar verdadeiramente espantado para o telefone como se viesse de um filme de ficção científica.
O vidro é curvo em ambos os lados, com a popularidade do Samsung Galaxy S7 com a borda curva, parece que convenceu a marca sul-coreana que o tempo está maduro para fazer todos os seus telefones emblemáticos arredondados e brilhantes, com a tela Edge agora por padrão.

Se você está preocupado com toques acidentais no lado da tela ao usar o telefone, descobrimos que isso não aconteceu em todos os testes iniciais.
Os recursos da borda, onde você pode adicionar links rápidos para seus contatos favoritos ou aplicativos de topo, são arrumados ... mas nunca nos lembramos de usá-los.
Mas voltando a como a Samsung projetou o Galaxy S8 ... é apenas premium puro do começo ao fim. A forma como a frente e verso do telefone se unem para o aro de metal que fica ao redor do exterior do telefone é simplesmente requintado, e há um verdadeiro prazer de ser tido quando apenas sentimos este telefone ao redor e em torno de nossa palma.
Bateria
A bateria do S8 sempre foi muito boa e a Samsung, não mudou. Ultrapassados os episódios com explosões do Galaxy Note 7 que pareciam que as baterias faziam parte de um grupo terrorista, a bateira de 3000mAh facilmente duraria 1 dia, além de ter rápido recarregamento wireless, usando qualquer um dos populares carregadores wireless no mercado.
A bateria é melhor que o normal em termos comparativos, não esquecendo que a qualidade do monitor especialmente quando selecionada a luminosidade máxima drenará a bateria como em qualquer outro telemóvel.
Câmera
As câmeras frontal e traseira têm cada 8 e 12 megapixels cada, como sempre das melhores no mercado impulsionadas pela qualidade impecável do ecrã.
Se primirmos duas vezes o botão Home ativamos a câmera e se passarmos o dedo bloqueamos.
Não houve muita evolução e alterações significativas no mundo das fotos e vídeos digitais, sendo mais do que suficientes para aqueles vídeos fabulosos do Snap ou fotos do Instagram.

Embora o telemóvel seja enorme facilmente utilizamos a câmera com apenas uma das mãos, deslizando da esquerda vemos os modos que podemos usar e da direita os filtros. Deslizando pra baixo ativará a câmera selfie.
Há também alguns bonitos autocolantes e máscaras de realidade aumentada que você pode estourar sobre si mesmo (na câmera de frente para frente) ou seus amigos (quando o S8 reconhecê-los em fotos da câmera traseira).
Veredicto
Não é uma mudança de paradigma ou uma revolução no mundo dos telemóveis, mas a Samsung subiu mais um passo na procura do design mais suave e cativante como da rival americana.
Facilmente estará no top 2 dos melhores telemóveis, além de lindo, veloz e acabado tem a entrada normal para os fones de ouvido.
Se o telemóvel velhinho já não se aguenta, passa mico com a rapaziada e com as novinhas e já procurava outro, não pense duas vezes; mas se o dinheirinho tá apertando: compre a série A que já vai de bom tamanho.
Comments